16 abril 2007

Notícias da Semana

ANIMAÇÃO NA BLOGOSFERA
Assinalo com tristeza o anúncio do encerramento do blogue “Flama de Vida” do vice-presidente da APDASC Carlos Costa. O autor justifica o encerramento essencialmente por razões profissionais e pessoais. Mas acrescenta outras duas: o aumento do número de blogues (frequentemente redundantes) e a redução no número de visitantes.
Ainda no que respeita à presença da Animação na Blogosfera o Albino Viveiros do blogue Animação Sociocultural e Insularidade chama aqui a atenção para um conjunto de blogues de alunos da unidade curricular de Animação Sócio-Educativa da Licenciatura em Educação da Universidade do Minho.


SAIDUSUFÁBOMBAI

Quanto tempo da tua vida perdes no teu sofá? E nos sofás dos teus amigos? Se passas cerca de 40% da tua vida a dormir, queres passar os outros 60% num sofá? Então…
O projecto “Saidusufá e Bombai” é uma iniciativa da Associação Juvenil Teatro Experimental de Lagos que aqui se regista pela forma inovadora que utiliza para comunicar com o seu público – os jovens.

CONTOS DE LIBERDADE
Em Faro, Loulé e S. Brás de Alportel decorre, de 19 a 24 de Abril, o V Festival de Narração Oral – Contos de Liberdade uma iniciativa da Associação Recreativa e Cultural do Algarve. Mais informações aqui.

NOVA LEI ORGÂNICA DO IPJ – POLÉMICA ANTECEDE A PUBLICAÇÃO
A Comunicação Social fez ecos (ver aqui, por exemplo) das críticas da presidente do Conselho Nacional da Juventude, Carla Louro, em relação à nova lei orgânica do IPJ. Em causa está a alegada extinção do Conselho de Administração daquele organismo que actualmente integra representantes das associações juvenis.
A participação dos jovens na definição das políticas e programas governamentais para a juventude, em geral, e a co-gestão dos organismos para a juventude, em particular, são princípios há muito defendidos em organismos internacionais (União Europeia, Conselho da Europa e Nações Unidas). A este propósito não deixa de ser algo curioso notar que enquanto em Portugal, e a serem verdade as notícias agora conhecidas já que a lei orgânica do IPJ ainda não foi publicada, se avança (ou se retrocede assim), em Espanha foi introduzida, em 2005, a fórmula da co-gestão no Instituto de la Juventud conforme se pode verificar aqui.

Sem comentários: