31 março 2009

JOVENS E GESTÃO DO RISCO

Está disponível para consulta e descarga o número 80 da revista "Estudios de Juventud" do INJUVE de Espanha que agrupa um interessante conjunto de artigos subordinados ao tema "Jovens e Gestão do Risco".

De acordo com a nota introdutória desta edição da revista do Injuve, os artigos compilados procuram abordar a problemática do risco na adolescência autores numa óptica inovadora, tratando-o como uma oportunidade e salientando as suas funções positivas. Ou seja trata-se de ir mais além do conceito tradicional do risco em torno do qual se conceberam e implementaram nas últimas décadas programas de prevenção e de minimização.

Este número pode ser consultado nesta ligação.

16 março 2009

Concepção e gestão de infraestruturas culturais: Perspectivas para o Algarve

A AGECAL – Associação de Gestores Culturais do Algarve em colaboração com as autarquias da região e outras Instituições vai organizar de 15 a 17 de Abril de 2009 na Pousada do Convento da Graça em Tavira um seminário especializado dirigido a todos quantos se interessam pela gestão cultural e desejam um Algarve e um País mais desenvolvido e equilibrado.


Nos últimos anos, consequência da evolução da sociedade portuguesa, construíram-se no País muitas infraestruturas culturais que vieram a enriquecer a vida das cidades e a oferta cultural das regiões, permitir o acesso ao conhecimento e à diversidade da criação artística. No Algarve foram também concebidos e construídos alguns equipamentos (bibliotecas, teatros, museus, …) e estão projectados para os próximos anos diversos outros espaços culturais por quase toda a região. Este seminário, de problemática actual, constitui uma oportunidade para reflectirmos conjuntamente a arquitectura e funcionalidades dos espaços culturais e a sua adequação às necessidades sociais, artísticas e tecnológicas, os modelos de gestão (sociedades público-privadas, empresas municipais, fundações, departamentos,…) de cuja escolha dependem a sustentabilidade económica e uma maior eficácia social.

Para informações complementares consultar esta página.