16 maio 2006

Associações & Animadores Socioculturais

Os últimos tempos ficam marcados pelo aparecimento de um crescente número de associações de animadores socioculturais. Á direita, coloquei as ligações para as páginas na Intenet de algumas delas (há mais, pois!). Todas pretendem assumir uma dimensão nacional e comungam, também, o propósito de contribuir para a afirmação da animação e dos animadores.

Naturalmente que esta dinâmica associativa entre os animadores socioculturais reflecte o significativo aumento, nos últimos anos, do número de profissionais ligados à animação sociocultural. Este crescimento é consequência do aumento das formações ministradas nesta área (cursos técnico-profissionais, bacheleratos e licenciaturas) e, também, da ‘reconversão’ para a animação de pessoas com outras formações (professores, por exemplo) com maiores dificuldades de empregabilidade.

Desejo sinceramente que os propósitos que estas associações pretendem prosseguir sejam alcançados. E espero que, sendo essas associações formadas por animadores socioculturais, consigam aplicar ao seu funcionamento as metodologias próprias da animação. Especialmente no que se refere à sustentação das actuações em diagnósticos e estratégias devidamente elaborados e em práticas ampla e activamente participadas. E gostaria, ainda, que estas associações fossem capazes de evitar alguns dos "vícios" que, infelizmente, encontramos com frequência no movimento associativo: a excessiva 'fulanização', a ‘eternização’ dos dirigentes e práticas mais centradas na resolução dos problemas e na satisfação de necessidades individuais do que colectivas.

Por último considero desejável que na proliferação (não sei se desejável ou não) das associações de animadores não se perca de vista a necessidade de criar mecanismos de cooperação interassociativa. É que sem ela, poderemos acabar por cair em situações análogas às de outros grupos sócio-profissionais (os professores, por exemplo) caracterizados por serem 'representados' por inúmeras organizações que raramente unem esforços e actuações de um modo concertado.

6 comentários:

Unknown disse...

Olá a todos!

Não poderia deixar de participar neste tema que a mim me diz directamente respeito uma vez que sou vice-presidente e sócio n.º 1 da APDASC – Associação Portuguesa para o Desenvolvimento da Animação Sócio-Cultural.

Todos os dias quando me levanto agradeço a Deus por ser animador. Tenho a sorte também de ter uma janela directamente voltada para o nascer do sol e é fácil o meu coração se encher de alegria e vitalidade. Há alguns anos para cá que fui sentindo que a ASC em Portugal desconectou-se completamente de princípios como a cooperação, compromisso, honestidade, pluralismo, etc. Penso que deixou-se por uns tempos de ter fé na pessoa, no grupo, na acção social e política. Eu e outros como eu aprendemos a ler os sinais, a entender o mundo, a intervir quando é preciso e, sobretudo, aprendemos a fazer “com” em detrimento de fazer “para” – se bem que nos projectos de ASC parece-me que ambas as perspectivas são viáveis e complementares. Como devem calcular a noção de apatia generalizada em torno da ASC é completamente contrária às nossas convicções. Assim nasceu a APDASC.

Na APDASC utilizam-se as “metodologias próprias da animação”, mas também as metodologias próprias do associativismo, pois não nos podemos esquecer que a APDASC é uma associação que visa promover a ASC e não uma associação de animadores, tanto é que temos um número considerável de associados que não são animadores, têm profissões diversificadas mas acreditam nos projectos de animação. A “fulanização” – termo curioso – e a “eternização” são duas palavras que contrariam aquilo que defendemos, tanto é que os cargos dos órgãos sociais são ocupados apenas pelo período de 1 ano, colocando no ano seguinte a votação novas listas para ocupar esses cargos (que podem ter ou não as mesmas pessoas). Eu pessoalmente acho que as listas devem mudar todos os anos, mas mudar para as pessoas certas – já vimos o que aconteceu noutras associações em que as direcções mudaram para a mão das pessoas erradas.

A APDASC está a desenvolver um trabalho de cooperação entre associações muito grande, temos dado os primeiros passos em tudo. Temos avançado e criado redes, por vezes é difícil quando outras associações não se querem envolver tanto na causa da animação, quando estão voltadas para si mesmas, para o seu ego, e não entendem que só unidos venceremos. Tenho pena que isso aconteça, porque realmente acontece várias vezes, mas nunca ninguém me ouviu falar em desistir, nem em deixar de tentar. Enquanto houver um animador desanimado, sem vontade nem forças para progredir, para dar ânimo ao grupo, para acreditar no grupo e nas capacidades colectivas, enquanto isso acontecer não me conseguirei sentir realizado, nem de poesia poderei encher o céu.

Carlos Costa (www.apdasc.com)

JOSÉ VIEIRA disse...

Uma vez mais um muito obrigado pelo teu comentário com votos de que a APDASC consiga manter o rumo que actualmente tem e que me parce muito positivo.

Anónimo disse...

Olaaa não poderia deixar de comentar esta pagina...esta muito interessante e ajudou-me na realização de um trabalho...muito obrigado a quem a criou.......
Tambem vou ser um animadora daqui a um ano...

Anónimo disse...

sofia:

ola
eu estou a frequentar um curso de animador sociocultural, mas nao tenho muita pratica em tecnicas e ate mesmo com o publico-alvo, e tou interessada em ir para um campo de ferias ou colonia de ferias, mas nao sei como e que posso obter informaçao, eu gostava de ir para a zona de santarem, se me puderem ajudar agradecia
obrigada

Anónimo disse...

ola, eu tou a acabar o curso de animador socio cultural é ja trabalhei em varias areas neste campo e tambem conto com uma grande equipa a meu lado porque neste campo tamos sempre a aprender e que tbm, e tbm tou a estagiar e tbm ja tou praticamente da casa e foi ficar la msm em trabalho e como tambem organizamos e fazemos muitas coisas ganhamos muita experiencias e tipo entrei no lugar onde tou a estagiar como voluntario e dps no ano seguinte ja foram eles que me chamaram e quiseram que ue fosse trabalhar com eles, e agora querem me que eu ja fique com eles msm a trabalhar a seriu é um emprego, mas tipo aconcelho ao pessoal que goste destas coisas que sao espectaculares que a nossa area apanha as outras area todas.

Anónimo disse...

Ola eu chamo-me Rosa.
Eu estou num curso de Animação Sociocultural e estou no segundo ano de curso. o que acontece e que para o ano tenho de fazer a PAP (Prova de Aptidão Profissional) mas não sei por one começar. É que na escola nao dão tema geral nem especifico para fazermos o nosso projecto, e so dizem que tem de ter as temáticas e etc do curso, se me podessem ajudar agradecia muito.