31 outubro 2006

III Congresso Internacional “Animação Sociocultural: Desafios Locais e Globais”

Vai realizar-se em Lucerna (Suiça), em Setembro de 2007, o III Congresso Internacional “Animação Sociocultural: Desafios Locais e Globais”. As edições anteriores deste congresso tiveram lugar em Bordéus (2003) e em São Paulo (2005).

Este congresso pretende abordar questões críticas no contexto dos desenvolvimentos globais e locais. Tal abordagem não se pretende apenas teórica, incluindo a apresentação de projectos concretos desenvolvidos em regiões urbanas e rurais. No centro de debate estará a questão do papel e da importância da animação sociocultural, enquanto conceito alicerçado em valores com a justiça e a inclusão social. O congresso, com três dias de duração, organiza-se em torno dos seguintes temas principais:

  • Abordagens socioculturais como alternativas ao desenvolvimento local;
  • Orientações no desenvolvimento global: uma comparação internacional;
  • Questões críticas: Existem, ou não, possibilidades de actuar ao nível local?

Mais informações sobre esta iniciativa podem ser obtidas aqui.

PS: A propósito de algumas questões que tem sido colocadas no Fórum dos Animadores Socioculturais sobre a questão da designação “Animação Sociocultural” em línguas anglo-saxónicas atente-se nas designações deste congresso em inglês “Community Development: Local and Global Challenges”.

1 comentário:

Unknown disse...

Olá a todos!

Só para dizer que a APDASC vai organizar a viagem para este III Congresso.

Aproveito também para dizer que nos próximos meses vai ser lançado um dossier com a animação sociocultural em números. Quantos animadores já sairam licenciados e com o bacharel desde 1996.

Até já.

Carlos Costa (www.apdasc.com)