13 dezembro 2007

Animador Sociocultural! Isso é o quê?


No longínquo ano de 1980 assinei o meu primeiro contrato de trabalho. Era a part-time e nele estava escrito que as funções que teria de desempenhar eram as de “Animador”.

Nesse tempo, e para exercer tais funções, não havia cursos. Nem profissionais, nem médios, nem superiores. A formação adquiria-se no terreno, promovendo actividades, ensaiando, errando e, às vezes, acertando. Aqui e ali frequentavam-se acções de formação que iam permitindo adquirir e aperfeiçoar conhecimentos para se poder utilizar diversas formas de expressão artística em animação de grupos (fotografia, vídeo, serigrafia, expressão dramática, etc.).

Nos meus primeiros anos como “Animador” de uma instituição fui responsável pelo funcionamento de diversos ateliers dirigidos a jovens. Em tais espaços promoviam-se actividades de sensibilização e formação inicial, de apoio à prática e de divulgação do cinema, da fotografia, do teatro e de outras formas de expressão artística. Tais intervenções visavam permitir que os jovens pudessem aprender, praticar e conhecer diferentes actividades artísticas e fundamentavam-se na necessidade de contribuir para valorizar os seus tempos livres dos pontos de vista social, cultural e educativo.

Apesar de então, como hoje, ter consciência do papel que desempenhava enquanto "Animador" senti sempre algumas dificuldades em explicar, com clareza, o que é isso de ser "Animador".

Quando me perguntavam: "Qual é a tua profissão?" e eu respondia: "Sou Animador Sociocultural" seguia-se quase sempre a questão "Hã... Isso é o quê?...". De tal modo esta pergunta se repetia que tempos houve em que optei por responder com um "sou funcionário público", resposta que provocava muito menos questões aos meus interlocutores.

Sinto que alguma coisa mudou nestes quase 30 anos... Há hoje menos pessoas a perguntar-me: "E o que faz um animador sociocultural?...". Não tenho é a certeza se a ausência da pergunta signifique realmente uma maior e melhor percepção social do que é a Animação Sociocultural e do que fazem os Animadores Socioculturais.

Sem comentários: