05 dezembro 2007

Dia internacional do voluntariado


Comemora-se hoje o Dia Internacional do Voluntariado com o propósito de reconhecer a importância do trabalho voluntário nos mais diversos domínios da actividade humana.

Num tempo cada vez mais marcado pelo individualismo e pela competição, os voluntários merecem toda a consideração pelos valores de solidariedade e de cooperação que orientam a sua actuação.

Em animação sociocultural, como em tantos outros domínios, o voluntariado, uma das formas de que a participação social se reveste, continua, e deve continuar a desempenhar, um importante papel na implicação dos nossos públicos nas intervenções que com eles desenhamos e implementamos.

Para informações adicionais sobre voluntariado recomendamos este site!

2 comentários:

Anónimo disse...

Olá,

Por uma questão de ética não havia de ser eu a fazê-lo, mas perante a indiferença que encontro não posso deixar passar em branco o voluntariado que é desenvolvido na APDASC, pelos seus dirigentes, sócios e amigos. Há dirigentes que dão horas a fio à causa da animação, trabalhando arduamente na APDASC sem ganharem 1 tostão, e muitas vezes são confrontados com críticas destrutivas ou a indiferença por parte de companheiros de formação e/ou profissão. Mas o que mais me magoa como dirigente e como voluntário da APDASC é saber que existem milhares de animadores em Portugal e só cerca de 200 é que decidiram até agora associar-se à nossa causa, que - pensava eu - era uma causa colectiva. Se o número de sócios não triplicar ou quadruplicar nos próximos tempos não antevejo reacções positivas às nossas reivindicações por parte do governo e instituições com poder de decisão.

O meu sincero reconhecimento a todos os voluntários da APDASC pelo trabalho desenvolvido! Nunca desistam por mais dura que seja a batalha!

Carlos Costa
(APDASC)

JOSÉ VIEIRA disse...

Subscrevo totalmente o comentário do Carlos Costa. Também eu me inquieto pela falta de participação que sinto entre os Animadores Socioculturais. E não só no que respeita ao associativismo, ainda que esta me pareça particularmente importante na conjuntura actual.
Já, por várias vezes, aqui manifestei apreço e reconhecimento eplo trabalho que tem vindo a ser desenvolvido em prol da afirmação da ASC pela APDASC. Apreço tanto maior quanto compreendo o esforço, sacrificio e dedicação colocada nesse trabalho pela sua equipa dirigente. Continuem e, no que me for possível, podem contar comigo!

José Vieira