15 janeiro 2008

"PAIS XXI" - Um projecto de educação parental

No final da semana passada, no âmbito de um Seminário promovido pela Comissão de protecção de Crianças e Jovens de Portimão, tive a oportunidade de assistir à apresentação de uma comunicação do psicólogo Hugo Cruz sobre o projecto "Pais XXI".
Jogaram à macaca, à cordinha e à cabra cega. Brincaram com marionetas. Imaginaram-se velhinhos numa fingida viagem ao futuro. Encarnaram actores e actrizes. Pode parecer estranho, mas os participantes destas actividades já ultrapassaram todos os trinta anos. São pais. E os exemplos enumerados foram experiências que destacaram. Viveram-nas no âmbito do Pais XXI, um dos poucos projectos de educação parental do país.
O projecto "Pais XXI" parece-me deveras interessante a vários níveis: uma fundamentação conceptual e teórica sólida, um modelo de intervenção claramente definido e uma prática de envolvimento activo dos destinatários. Este projecto, desenvolvido por uma equipa de psicólogos, utilizou o jogo dramático e teatral para trabalhar objectivos socio-educativos com pais. Foi realizado no âmbito do Plano Municipal de Prevenção Primária das Toxicodependências de Santa Maria da Feira promovido pela Federação das Associações de Pais e Encarregados de Educação daquele concelho do norte do país. Mais informações sobre este projecto podem ser obtidas aqui. O projecto originou um livro: "Pais - Uma experiência", que pode ser encomendado nesta ligação.
Para os estudantes e profissionais da Animação Sociocultural este é um exemplo de uma boa prática de actuação, levada acabo por profissionais de outra área, sobre a qual importa reflectir e que talvez possa ajudar a entender melhor o que o Dr. Marcelino Lopes, professor de animação e animador sociocultural, escreveu aqui.

1 comentário:

Templo do Giraldo disse...

http://templodogiraldo.blogspot.com/


Passem por aqui e comentem!Saudações.