19 março 2008

Animação com idosos

Há uns meses, no decorrer de uma acção de formação na área da animação com idosos, um formando queixava-se da falta de condições para trabalhar no lar de 3ª idade onde exerce funções de animador. Em concreto, relatava a falta de funcionários da sua instituição e a consequente necessidade de exercer funções aparentemente nada relacionadas com as suas funções de animador. Confeccionar e servir os pequenos almoços aos idosos, acompanhá-los nas idas à casa de banho, etc. O resultado, na opinião deste jovem animador, era a falta de tempo, de condições, para exercer devidamente as suas funções de animador.

No decorrer da edição deste ano do colóquio "Caminhos da Animação", organizado pela Escola Superior de Educação de Beja, assisti à apresentação de uma comunicação por uma animadora sociocultural, Dra. Claúdia Galaio, que também exerce funções de animadora sociocultural num lar de idosos. Na sua comunicação esta animadora relatou que acompanha os idosos nas suas rotinas na instituição (refeições, higiene, etc.) e que ao fazê-lo está a"construir" com eles uma relação que facilita o seu posterior trabalho como animadora, na medida que essa proximidade com os idosos lhe permite obter a informação necessária para adequar a sua actuação enquanto animadora.
No essencial estes dois animadores exercem funções idênticas, aparentemente diversas das que seria espectável que um animador de idosos desenvolvesse. Mas encaram essas funções de um modo diferente. E recordam-nos um princípio fundamental em animação: mais importante do que aquilo que se faz são os objectivos que se pretendem atingir e o modo como se actua.

1 comentário:

carpediem disse...

IV Maratona de Fotografia
Associação de Jovens Carpe Diem na Aldeia

No próximo dia 29 de Março, decorrerá, na Cabeça Gorda, concelho de Beja, a IV Maratona de Fotografia promovida pela Associação de Jovens Carpe Diem na Aldeia.

A Associação de Jovens Carpe Diem na Aldeia, sediada na Cabeça Gorda, promove, pelo quarto ano consecutivo, a Maratona de Fotografia.

Subordinada ao tema “Cabeça Gorda e Alentejo, a Terra e as Gentes”, o grande objectivo será dar continuidade a um trabalho de recolha e reconhecimento de um território, das suas gentes, dos seus hábitos, dos espaços e outras características do meio envolvente, procurando fazer frente à degradação e desaparecimento de alguns exemplos do património local, que tanto tem do nosso Alentejo.

A Maratona está agendada para o próximo dia 29 de Março, sábado, e terá início pelas 10 horas e 30 minutos, no espaço da Associação. Os participantes terão oportunidade de explorar a aldeia e de experienciar a sua dinâmica, em contacto directo com as suas gentes, captando, pela fotografia, os aspectos que considerem mais interessantes de se registar. A criatividade será valorizada.

A inscrição não implica quaisquer custos e, para além da participação noutras actividades integradas, garante o direito a uma refeição.

A noite contará com uma surpresa cultural…

Para mais informações, os interessados poderão contactar a Associação de Jovens Carpe Diem na Aldeia, por escrito, através do endereço Largo do Registo Civil / 7800 – 631 Cabeça Gorda, ou pelos telefones 284 949 506 e 96 00 41 460.

Até Breve.
Cabeça Gorda, 19 de Março de 2008

A Associação de Jovens Carpe Diem na Aldeia