15 setembro 2008

Colocações nos cursos superiores de animação - 1ª fase - 2008/2009

Os resultados das colocações no ensino superior, no ano lectivo de 2008/2009, mostram que foram preenchidas, na 1º fase de candidaturas, 45,6% das 493 vagas disponibilizadas nos 15 cursos existentes no país.

A análise da lista de colocações permite aferir que em apenas 3 cursos todas as vagas foram preenchidas: Animação Socioeducativa (ESE de Coimbra), Animação Sociocultural (ESE de Lisboa) e Animação e Intervenção Sociocultural (ESE de Setubal). No extremo oposto, há 7 cursos em que foram preenchidas menos de um terço das vagas iniciais, salientando-se os cursos de Animação Cultural e Educação Comunitária em regime pós-laboral (0% das vagas preenchidas), Animação Cultural da ESE de Castelo Branco (12% das vagas preenchidas) e Animação Sociocultural da ESE da Guarda (13% das vagas preenchidas).
A média das notas do últimos colocados em cursos de animação sociocultural é de 11,31 valores.
Globalmente, e comparando com o ano passado, registamos uma diminuição do número de candidatos colocados (225 em 2008 e 277 em 2007), das vagas preenchidas (45,6% em 2008 e 63,5% em 2007) e da média das notas dos últimos colocados (11,31 em 2008 e 11,89 em 2007).
No total, foram agora colocados em cursos superiores de animação sociocultural 225 estudantes. Para a próxima fase de candidaturas ao ensino superior estão disponíveis 268 vagas.

1 comentário:

Anónimo disse...

POis é amigo José Vieira . As preocupações demonstradas por si e pelo Albino Viveiros são pertinentes. Esta é uma situação que está, desde o princípio, discutida ao contrário pelos poderes e pelas instituições académicas e profissionais. Como se recorda tenho levantado sistemáticamente a questão das formações associadas às obrigações das escolas de formação, mas também do Ministério da Educação, da Cultura e do Trabalho, Mas também dos Sindicatos e Associações Profissionais.

Apesar de tudo vemos, na colocação de jovens nos cursos superiores em animação, a serem penalizados todas aquelas nomenclaturas que saiem da estrutura epistemológica que fundamenta a prática da animção, isto é, a animação sociocultural.

Bom trabalho pelo seu Blog. Não sendo uma Associação, mas tão só um blog personalizado, não deixa de demonstrar solidariedade de classe e de solidariedade pessoal ao serviço dos outros.

Um abraço.

Avelino Bento