09 dezembro 2008

60º Aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos


A 10 de Dezembro de 2008 assinala-se o 60º aniversário da aprovação da Declaração Universal dos Direitos Humanos pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas.

Há sessenta anos a Assembleia Geral da ONU aprovou a Declaração Universal dos Direitos Humanos como um baluarte contra a opressão e a discriminação. Na sequência de uma guerra devastadora, que testemunhou alguns dos crimes mais bárbaros da história da humanidade, a redacção da Declaração marcou a primeira vez em que os direitos e liberdades de todas as pessoas foram descritos em detalhe. E também representou o primeiro reconhecimento internacional que os direitos humanos e as liberdades fundamentais são aplicáveis a cada ser humano, em cada canto do planeta.

O tema da campanha do 60º aniversário, Dignidade e Justiça para Todos, serve para recordar que, apesar de muitos avanços terem sido alcançados, ainda há um longo caminho para percorrer no sentido de garantir o pleno respeito pelos Direitos Humanos.

A Educação para os Direitos Humanos têm, desde há décadas, constituído um dos âmbitos de intervenção da denominada educação não-formal, onde a animação sócio-cultural também se insere. O esforço prosseguido neta área por centenas de ONG tem assumido um papel fundamental quer na denúncia de violações dos Direitos Humanos, quer na realização de acções que promovam aprendizagem sobre e para os Direitos Humanos.

Para mais informações sobre o 60 aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos recomendamos as seguintes ligações:

Sem comentários: