31 março 2011

Sobre o reconhecimento e valorização dos profissionais da Animação sociocultural

O artigo publicado no blogue "Animação Sociocultural e Insularidade" por Albino Viveiros(*)  com o título "Reconhecimento Profissional: Os nossos argumentos também são os argumentos dos outros" apresenta um conjunto de ideias que não posso deixar de subscrever e apoiar.

Escreve Albino Viveiros que "O reconhecimento profissional é uma problemática transversal a outros sectores profissionais. Os Animadores não estão sós na luta pela dignificação social da profissão." Esta falta de reconhecimento profissional não é exclusiva dos Animadores Socioculturais.

Esta situação é extensível a outros grupos profissionais que desenvolvem a sua acção nas áreas da intervenção social e cultural. É o caso, entre outros,  dos  técnicos de Serviço Social. A propósito disto, Albino Viveiros relata que uma das oradoras de uma conferência, realizada na Madeira, sobre Serviço Social  "recordou os principais pontos de descontentamento que curiosamente são semelhantes no contexto do exercício profissional dos Animadores. O exercício da prática de Serviço Social por outros profissionais sem formação adequada e remunerações que não estão equiparadas às habilitações académicas dos técnicos de Serviço Social, a proliferação desregulada de formações em Serviço Social, foi outra das preocupações manifestadas pela docente."

Há algum tempo que defendo que as questões do reconhecimento e valorização profissional dos profissionais da Animação Sociocultural poderão ser facilitadas pela convergência de esforços com outros grupos profissionais que actuam em áreas similares e que se confrontam com problemas semelhantes.
Outra das afirmações de Albino Viveiros, que igualmente subscrevo, prende-se com a necessidade de os Animadores Socioculturais interiorizarem "que o reconhecimento profissional também se conquista pelo bom exercício da prática da Animação Sociocultural, pelo empenho na dignificação individual e colectiva da profissão. Estas são premissas que cada um deverá cultivar no quadro da intervenção institucional e comunitária. A dignificação profissional também é uma conquista quotidiana e de profunda persistência no acreditar que é possível mudar. Esta crença não vigora por meio de um qualquer decreto legislativo, ela é um exercício pessoal e intransmissível."

Ainda que possa ser importante possuir Estatutos e Códigos Deontológicos que enquadrem a profissão de  Animador Sociocultural é no rigor técnico e na qualidade do nosso trabalho enquanto Animadores Socioculturais que reside a chave para superarmos os problemas que afectam a nossa actividade profissional.


* Albino Viveiros é licenciado em Animação Sociocultural e desenvolve a sua actividade profissional na Região Autónoma da Madeira onde, também tem vindo a desenvolver um importante trabalho na procura do reconhecimento e valorização da Animação Sociocultural. 


Este artigo foi publicado em simultâneo no blogue Anijovem e no blogue do Portal Anigrupos.

Sem comentários: