18 fevereiro 2005

Amimação Sociocultural, Participação Social e Eleições

Em Animação Sociocultural, seja qual for o âmbito de actuação, a dinamização de processos de participação social ocupa sempre um lugar de destaque. O animador é, deve ser, um indutor, um facilitador da participação dos individuos, nomeadamente na resolução dos seus problemas, na satisfação dos seus interesses e das suas necessidades.

Assim sendo, e reconhecendo que a particpação social não se esgota minimamente no acto de votar, de eleger aqueles que nos vão representar na Assembleia da República, como animador sociocultural e como cidadão não só votarei no próximo Domingo como procurarei que o maior número possível daqueles que estão à minha volta o façam também. Quanto às opções essas são, e devem ser, da responsabilidade de cada um.

Da minha parte, e também porque sou animador, votarei para que ocorram mudanças já que não estou satisfeito com o estado actual das coisas no meu país e na minha região. Quanto ao sentido do meu voto direi apenas que ao exercer este dever e este direito estarei a procurar contrariar a previsão que Vital Moreira fez no Causa das Coisas. Porque prefiro que vencedores e derotados tenham, respectivamente, vitórias e derrotas absolutas. Por uma questão de clareza, para que não possam existir desculpas para não fazer mudanças.

Sem comentários: