02 maio 2005

Dirigentes e Associações Juvenis Distinguidas em Évora

O Dia do Associativismo Juvenil, celebrado no passado Sábado, dia 30 de Abril, foi assinalado no distrito de Évora pelo Instituto Português da Juventude que organizou uma Sessão Solene em que foram distribuídas distinções a Associações Juvenis e a Dirigentes Associativos que se evidenciaram na década de 1990.

A celebração do Dia do Associativismo Juvenil pretendeu contribuir para um maior reconhecimento público da importância das associações juvenis e dos respectivos dirigentes enquanto actores fundamentais da transformação de ideias em acções relevantes e de utilidade pública e social. Importa ter presente que o associativismo juvenil desempenha importantes papéis ao contribuir para uma melhor integração social dos jovens, ao fomentar hábitos de participação cívica e no incremento de respostas participadas a problemas, necessidades e interesses dos próprios jovens. O dia 30 de Abril foi escolhido para a comemoração do Dia do Associativismo por ter sido neste dia do ano de 1974 de que a Junta de Salvação Nacional criou – pelo Decreto-Lei n.º 179/74 – o Fundo de Apoio aos Organismos Juvenis, organismo com o qual se abriu espaço e caminho para uma Política de Juventude em Portugal. Queria-se, então, um país moderno e participativo que respondesse à vontade e à necessidade dos jovens de se agruparem, para alcançarem mais facilmente os seus propósitos

A Delegação Regional de Évora do Instituto Português da Juventude assinalou o Dia do Associativismo Juvenil com uma reunião do Conselho Consultivo Regional e com uma Sessão Solene. Esta sessão teve lugar nas instalações daquele serviço público e contou com a participação de representantes de diversas instituições e de associações juvenis do distrito de Évora.


No decorrer desta sessão foram entregues distinções a três associações de jovens juvenis e a outros tantos dirigentes associativos juvenis que se evidenciaram no distrito de Évora na década de 1990. A escolha dos distinguidos foi assegurada através de uma consulta prévia às associações juvenis do distrito de Évora e aos funcionários da Delegação Regional de Évora do Instituto Português da Juventude. Assim, e entre as Associações, foram atribuídas distinções de mérito à Associação de Jovens Professores da Região do Alentejo, ao Núcleo de Andebol do Redondo e ao Grupo Desportivo Bairrense. Os dirigentes associativos distinguidos foram: José Nascimento, do Centro de Jovens da Cruz da Picada, Aires Carvalho, da Associação de Jovens Professores da Região do Alentejo, e Luís Faleiro do Núcleo de Andebol do Redondo.

Nas diversas intervenções proferidas ao longo desta Sessão Solene, quer pelos elementos que a ela presidiram, quer pelas organizações e indivíduos distinguidos, ressaltou como ideia comum a necessidade de prosseguir actuações que reforcem e enquadrem devidamente o associativismo juvenil de modo a potenciar as actuações do mesmo.

1 comentário:

Pedro Nobre disse...

Leitores e Amigos,

Esta sexta-feira (09/12/2005) o poeta Paulo C. Silva, irá fazer o lançamento do seu 1.º Livro Relatos de uma vida, a realizar no Auditório do Diário do Sul (Évora) pelas 18h00.

Neste livro, o autor descreve-nos os encontros e desencontros de uma vida atribulada… Um livro de prosa e poesia…

Vamos lá estar... Não faltem!

TODOS JUNTOS EM PROL DA LITERATURA...