20 junho 2006

Curso de Técnico de Animador Sociocultural da EPRAL de Évora

Nos dois últimos dias tive a honra de integrar o júri que avaliou as PAP's (Provas de Aptidão profissional) da edição 2003/2006 do Curso Técnico de Animador Sociocultural ministrado pelo Pólo de Évora da EPRAL - Escola Profissional de Região do Alentejo.

Antes de mais devo expressar que fiquei agradavelmente surpreendido pela qualidade global das provas que os alunos apresentaram.

No geral, as intervenções que os alunos realizaram revelaram a aquisição de competências, ao nível do saber, do saber fazer e do saber ser, para o exercício de funções de animação. Prova disso é o facto de a maioria dos projectos por eles realizados estarem devidamente fundamentados em diagnósticos de necessidades e se traduzirem em conjuntos articulados de acções susceptíveis de responderem às problemáticas trabalhadas. O envolvimento activo dos destinatários foi outro dos traços presentes em alguns dos projectos que aqui devo realçar, assim como a preocupação no desenho e aplicação de estratégias de avaliação.

Por tudo isto entendo dever dar aqui os parabéns aos alunos e, naturalmente, aos professores deste curso técnico-profissional que recomendo vivamente àqueles que pretendam adquirir formação nesta área.

Desejo também estender os parabéns ao Director Pedagógico da EPRAL. Dr. João Lázaro, com quem há anos tive o privilégio de trabalhar no então denominado FAOJ (hoje IPJ) e de quem guardo uma enorme estima e apreço profissional. Desejo sincera e profundamente que ele prossiga o excelente trabalho que agora pude constatar.

8 comentários:

Anónimo disse...

Boa Noite .. *
Sou Aluna de Um Curso de Animadora Sociocultural, Em Breve Irei Iniciar a Realização da Minha PAP Mas Não Encontro Nenhum Tema Que Possa Abordar .. Queria Então, Se Não Fosse Incómodo que Me Pudesse Dar Algumas Dicas.. Deixo Aqui o Meu Email : cv_pita@hotmail.com

Agradeço Desde Já a sua atenção :)

Anónimo disse...

Ola. Eu estou a construir a minha PAP e abordei o tema: Animação Sócio-cultural na Terceira Idade, está a ser fácil porque existe muito material de apoio para a sua realização tanto em livros como em pesquisas na Internet.

Rosinha :) disse...

Ola. Este ano é o meu 3º ano e sou finalista no curso de animação sóciocultural. também na minha escola é o primeiro curso profissional ke abriu e os professores e até mesmo a escola estão á "toa" com isto da PAP. Eu precisava de ajuda para elaboração de tema (ideias/temas) e até talvez se podessem que me mandassem uma pap pa ver como é elaborada. O que eu pretendia era algo ligado com as rianças jovens e que fosse inovador para eles. Se ajguém me puder ajudar fica aqui o meu e.mail - rosa_piky@hotmail.com obrigado

Anónimo disse...

Olá!
Sou aluna do terceiro ano de Animação Sociocultural e este ano tenho que fazer a minha Prova de Aptidão Profissional .
O publico-alvo com quem quero trabalhar, sao os idosos, mas ainda nao sei bem o que fazer...
Poderia ajudar-me, se possivel?
O meu mail e': debora_milagaia14@hotmail.com
Desde ja, obrigada !

Maria Leonor disse...

Olá

Sou aluna do Curso Profissional de Animadora Sociocultural, e este ano seguinte terei de realizar a minha Prova de Aptidão Profissional e tou com algumas indecisões ou talvez mesmo sem ideia nenhuma boa para realizar...

Poderia-me dar algumas ideias pff.
E-mail: maria.leonor91@hotmail.com
Preciso mesmo de ajuda

Maria Leonor

Anónimo disse...

ajudem me nao tenho ideias para a pap

Anónimo disse...

Olá!
Sou aluna do terceiro ano de Animação Sociocultural e este ano tenho que fazer a minha Prova de Aptidão Profissional .
O publico-alvo com quem quero trabalhar, são as crianças, mas ainda não sei bem o que fazer...
Poderia ajudar-me, se possivel?
O meu mail é: andreiazinha7@gmail.com
Desde já, obrigada :)

Anónimo disse...

ola, eu também este ano terei de realizar uma prova desse genero, gostaria de trabalhar com crianças e gostaav de realizar atividades de animação com elas, mas não tenho nehuma ideia em concreto, Agluém me pode ajufar e/ou dar umas dicas?????