13 novembro 2006

Edição de Setembro da “Revista de Estudios de Juventud”

A edição nº74 da revista do INJUVE, editada pelo Instituto da Juventude dos nossos vizinhos espanhóis, está disponível para consulta on-line. Este número é dedicado ao tema: “Jovens e Educação Não-formal”.


Os editores definem a Educação Não-formal como “un proceso educativo voluntario, pero intencionado, planificado, pero permanentemente flexible, que se caracteriza por la diversidad de métodos, ámbitos y contextos en los que se aplica”.

A publicação está dividida em três partes. A primeira é uma introdução peral ao tema da Educação Não-formal. A segunda parte compreende artigos sobre as áreas mais representativas do trabalho realizado com jovens na área da Educação Não-formal: A educação ambiental, a educação para a saúde, a animação sociocultural, a educação profissional, a educação para os valores e a educação social de crianças e jovens em risco. Na terceira parte da revista são apresentadas algumas experiências práticas de educação não-formal. No final desta edição uma valiosa, porque extensa e diversificada, bibliografia sobre a temática.

Entre os artigos publicados nesta edição um destaque para o escrito por Maria del Mar Herrera Menchén com o título “La animación sociocultural:una prática participativa de educación social”.

Neste artigo a autora descreve a Animação Sociocultural desde os seus primórdios em Espanha, analisando as suas relações com os conceitos de Educação Popular e de democratização da cultura e apresenta as diferentes perspectivas da Animação Sociocultural: a Educação no Tempo Livre, a Gestão Cultural e a acção sociocultural. De seguida, a autora procura definir Animação Sociocultural privilegiando o enfoque na vertente comunitária e de desenvolvimento social. No final do artigo é apresentada alguma informação sobre a formação de animadores socioculturais em Espanha. Um artigo certamente muito útil para aqueles que por aqui passam em busca de definições do conceito de Animação Sociocultural.

Uma pequena nota provocatória dirigida a todos, em geral, e a ninguém, em especial: Quando é que teremos uma publicação destas em Portugal?

Sem comentários: