10 novembro 2006

Juventude em Acção

Foi adoptado no passado dia 25 de Outubro de 2006 o novo Programa “Juventude em Acção” que irá decorrer entre 2007-2013, através do qual a União Europeia dá continuidade ao antigo programa “Juventude”.

O Comissário Ján Figel’ afirmou que “este novo programa tem o objectivo de encorajar os jovens a trabalharem juntos para aquisição de novas competências através de actividades de educação não-formal, para um projecto comum, para a defesa das culturas, para um futuro de prosperidade, entendimento e paz. Promove-se a ideia de pertença à União Europeia, a coesão social e o diálogo intercultural quer dentro quer fora da Europa”

O novo programa “Juventude em Acção”, que vigorará entre 2007 e 2013, irá contemplar as seguintes acções:

Juventude para a Europa
Esta acção visa apoiar os intercâmbios de jovens, no intuito de aumentar a sua mobilidade, as iniciativas de jovens e os projectos e actividades de participação na vida democrática que permitam desenvolver a sua cidadania e a compreensão mútua entre a juventude.

Serviço Voluntário Europeu
Esta acção visa reforçar a participação dos jovens em actividades de voluntariado de diversos tipos, dentro e fora da União Europeia.

Juventude para o mundo
Esta acção destina-se a apoiar os projectos com os países parceiros do programa, nomeadamente o intercâmbio de jovens e animadores socioeducativos, o apoio às iniciativas que reforcem a compreensão mútua dos jovens e o seu sentido da solidariedade, bem como o desenvolvimento da cooperação no domínio da juventude e da sociedade civil naqueles países.

Animadores socioeducativos e sistemas de apoio
Esta acção visa apoiar os organismos activos a nível europeu no domínio da juventude, designadamente o funcionamento das organizações não governamentais de juventude, a sua articulação em rede, o intercâmbio, a formação e a ligação em rede dos animadores socioeducativos, a informação dos jovens e a implantação de estruturas e o lançamento das actividades necessárias à consecução dos objectivos do programa.

Apoio à cooperação política
Esta acção visa organizar o diálogo entre os diferentes intervenientes do mundo da juventude, em especial os jovens, os animadores socioeducativos e os responsáveis políticos, contribuir para o desenvolvimento da cooperação política no domínio da juventude e efectuar os trabalhos e as ligações em rede necessários a um melhor conhecimento do domínio da juventude.

O programa destina-se a jovens entre os 15 e os 28 anos (em alguns casos entre os 13 e os 30 anos) oriundos da União Europeia e de fora a desta.

Não posso deixar de chamar a atenção daqueles, animadores ou não, que trabalham com jovens e com organizações juvenis para as oportunidades que este programa abre no apoio a projectos de intercâmbio, de voluntariado e, também, na construção de percursos formativos nestas áreas de trabalho. Oportunidades que podem, e devem, ser aproveitadas por todos nós.

PS: Para informações complementares sobre este programa os sites de referência são, obviamente, o Portal Europeu da Juventude e o Portal da Juventude.

Sem comentários: