31 janeiro 2007

«Um Dia na Prisão» previne criminalidade entre jovens

Sem comentários, ainda que me pareça ser assunto comentável, transcrevo o comunicado de empresa do Ministério da Educação sobre uma das mais recentes iniciativas destinadas a jovens portugueses.
A Direcção-Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular (DGIDC) do Ministério da Educação assinou hoje um protocolo com a Direcção-Geral dos Serviços Prisionais e o Instituto de Segurança Social com vista ao desenvolvimento do projecto «Um Dia na Prisão».

Os objectivos gerais deste projecto são os de prevenir a delinquência e sensibilizar os jovens para o valor da liberdade.

De forma mais específica, pretende-se oferecer um serviço de educação para a cidadania a jovens maiores de 12 anos e contribuir para a prevenção da criminalidade e a redução do abandono escolar precoce.

O projecto desenvolve-se em três momentos.

O primeiro, designado «Estou Privado da Liberdade», consiste em envolver jovens numa experiência simulada, em meio prisional, que lhes permite sentir o que significa estar privado de liberdade, conhecendo um pouco de todas as facetas da vida prisional, na óptica de um recluso.

Depois, os jovens terão conversas com reclusos seleccionados, o que lhes deverá permitir aperceberem-se das consequências de perderem o controlo na construção das suas vidas, objectivo que dá nome a esta segunda fase: «Percebo a Importância de Ter Controlo sobre a Minha Vida».

Por fim, o terceiro momento intitula-se «Declaro o Meu Futuro» e corresponde a um debate orientado para a experiência vivida pelos jovens durante este dia que termina com um documento escrito pelo jovem com aquele título.

Este projecto envolve instituições como escolas, entidades tuteladas pela Segurança Social, organizações não governamentais e instituições particulares de solidariedade social.
Fonte: Portal do Governo (www.governo.gov.pt)

Sem comentários: