27 março 2007

"Neighbours" um filme de animação realizado por Norman McLaren

"Neighbours" ("Vizinhos") é um fime de animação realizado em 1952 pelo cineasta Norman McLaren, produzida pelo National Office Board of Canadá.

Trata-se de um dos mais conhecidos filmes deste cineasta que mostra a irracionalidade do homem, com uma mensagem política, contra a violência, e como ela é sem sentido. É, igualmente, uma película bem representativa do experimentalismo inovador do seu autor, nomeadamente no que respeita à técnica utilizada o produzir.
Enquanto animador sociocultural utilizei, pela primeira vez, "Neighbours" nos idos anos 80. Era então animador de um atelier de cinema que funcionou na Casa de Cultura da Juventude de Évora. Este, e outros filmes de animação canadianos, podiam nessa época ser obtidos por empréstimo junto da Embaixada do Canadá. Desse modo organizei algumas sessões e ciclos de cinema cujo objectivo essencial era o de sensibilizar jovens para a prática do cinema enquanto actividade de tempos livres.
Anos depois, já em plena década de 90, voltei a utilizar o filme "Neighbours" enquanto meio de provocar a reflexão e o debate com grupos de jovens no âmbito de actividades de formação de animadores de actividades de intercâmbio juvenil. Com efeito, e neste âmbito, o filme pode constituir-se num adequado instrumento de animação de grupos com os quais se pretendam abordar questões como a violência, a irracionalidade humana, entre outras.

Sem comentários: