19 abril 2007

PROJECTO REINSERÇÃO PELA ARTE

«Reinserção pela Arte» é um projecto plurianual, da responsabilidade da Fundação Calouste Gulbenkian e com uma duração prevista de 3 anos, tem como objectivo explorar a criatividade e expressão artística dos jovens de Centros de Recursos Educativos do Instituto de Reinserção Social do Ministério da Justiça em situação social de risco e que revelam manifestas dificuldades de aprendizagem.

Este projecto, como tantos outros que são desenvolvidos em todo o mundo, é sustentado pela convicção de que a prática e a produção artística podem ser uma via de promover a inclusão social. Com efeito, é evidente que a prática artística pode permitir o desenvolvimento de capacidades de expressão e da criatividade, assim como pode promover a aquisição de competências, designadamente no domínio social. Por tudo isto os espaços de criação e de produção artística dirigidos a grupos sociais desfavorecidos são naturalmente um âmbito, um território privilegiado de actuação de animadores socioculturais e artísticos.

Como em outros âmbitos de intervenção da Animação, importa ter presente no desenvolvimento de projectos desta natureza que o mais importante são as pessoas com quem neles se trabalha, o seu envolvimento activo e uma atenção mais centrada no que acontece no decorrer do processo de prática e produção artística no que nos produtos que resultam dos mesmos.

Sobre este projecto recomendo vivamente a consulta do especial “Arte ou Crime” da Visão Online, não só pelo interessante texto ali reproduzido, mas também, pela excelente galeria fotográfica que o complementa.

Sem comentários: