25 abril 2007

O PAPEL SOCIAL DA ANIMAÇÃO

Os alunos do 3º ano do Curso de Animação Sociocultural da Escola Superior deEducação da Guarda (ESEG) realizam, nos dias 2 e 3 de Maio, com o respectivoenquadramento académico e institucional, as II Jornadas de AnimaçãoSociocultural, sob a temática geral “O Papel Social da Animação”.

Integradas nas comemorações dos 20 anos da ESEG, a segunda edição do eventopretende destacar a importância e o papel da animação enquanto instrumentode intervenção nos vários contextos organizacionais e nos domínios dacultura, educação e acção social.
O objectivo principal é proporcionar um espaço de reflexão, debate deideias, intercâmbio de experiências, saberes e perspectivas futuras sobre osdiferentes âmbitos de acção da Animação Sociocultural.Os painéis centram-se, particularmente, na relação entre a animação equalidade de vida, animação, cultura e desenvolvimento e animação einclusão, numa perspectiva da diversidade e desafios.
O evento conta, ainda,com uma componente prática, através da realização de workshops, momentos deanimação, exposição e trabalho ao vivo de artesãos locais, feira do livro,entre outros.
Entre as presenças já confirmadas, contamos com um dos maiores vultosinternacionais do campo da animação sociocultural, o espanhol Victor VentosaPérez, presidente da Rede Iberoamericana de ASC, e de igual vulto português,Marcelino de Sousa Lopes, investigador da Universidade de Trás-os-Montes eAlto Douro. Entre outros, ainda Madalena Vitorino, responsável do Centro dePedagogia e Animação do Centro Cultural de Belém.
Mais informaçõess obre esta iniciativa aqui.

Sem comentários: