12 abril 2007

Um pequeno exercício de cooperação

Esta semana apresento-vos um exercício para realizar com grupos no âmbito da sensibilização para as questões da aprendizagem intercultural. Ela permite de um forma simples e eficaz ilustrar os conceitos de socialização, diversidade, choque cultural e diálogo intercultural.


Originalmente descobri esta dinâmica no site SALTO-YOUTH.net que já aqui apresentámos antes. Pode ser realizada com recurso a uma apresentação em PowerPoint que pode ser descarregada aqui ou imprimindo as três imagens acima reproduzidas.
A dinâmica realiza-se com um grupo dividido em pares. Começamos por pedir que um dos elementos de cada um dos pares feche os os olhos e mostramos a primeira imagem. A seguir pede-se que o elemento do par que viu a primeira imagem feche os olhos e mostra-se ao outro elemento do par a segunda imagem. A seguir pede-se que o par tente desenhar em conjunto, mas sem falar, a terceira imagem. A maioria dos pares revelará dificuldades em realizar esta tarefa já que cada um deles tentará desenhar uma coisa diferente: os que viram a primeira imagem virão na terceira um rosto masculino, enquanto que os que viram a segunda imagem tenderão a ver um corpo feminino na terceira imagem.
A exploração do exercício (ver os últimos slides da apresentação) permite demonstrar a ideia de que a forma como interpretamos a realidade é fortemente influenciada pelas nossas aprendizagens anteriores.
Para os leitores que aqui procuram dinâmicas utilizáveis no trabalho com grupos e para além das ligações inscritas na coluna à direita fica a proposta para visitarem este meu outro site onde podem descarregar um pequena compilação de jogos e dinâmicas de grupo que utilizo em acções de formação de animadores.

Sem comentários: