Este artigo apresenta-vos uma dinâmica para reforço do conhecimento interpessoal em grupos que utilizo, com alterações, há anos em acções de formação de animadores e que reencontrei recentemente na página Internet do projecto “Wilderdom”. Nesta página, em língua inglesa, podem os interessados (animadores, formadores e educadores) encontrar um amplo conjunto de actividades, dinâmicas, exercícios e jogos utilizáveis no trabalho com grupos.
Objectivos:
Facilitar o conhecimento interpessoal num grupo e ajudar a criar um clima que favoreça um adequado funcionamento de um grupo.
Pode, também, se no grupo existir diversidade cultural contribuir para ajudar a criar compreensão e respeito intercultural.
Tamanho do grupo:
12 a 24 elementos
Tempo requerido:
30 a 45 Minutos
Material:
Nenhum
Lugar:
Qualquer lugar com capacidade para acolher satisfatoriamente o grupo
Breve descrição:
A dinâmica consiste em propor aos elementos de um grupo que partilhem entre si a origem e o significado do seu nome próprio. Podem, por exemplo, contar quem lhes escolheu o nome (pais, outros familiares, outras pessoas), como se processou essa escolha (podem aqui recordar episódios de que tenham conhecimento que tenham acontecido quando o nome foi escolhido) e quais os motivos dessa escolha. Podem, ainda, partilhar com os outros o significado do seu nome (se o conhecerem), os diminutivos do seu nome que pessoas próximas costumam ou costumavam usar para os chamar, se gostam, ou não, do seu nome, que outro nome gostariam de ter, de que nomes gostam, que nomes escolheram ou pensam escolher para dar a filhos e/ou familiares, etc.
Desenvolvimento:
Porque não se trata de uma dinâmica destinada a facilitar os primeiros contactos entre pessoas que ainda não se conhecem, importa que antes da realização desta dinâmica o grupo tenha já realizado outros jogos e dinâmicas de apresentação, de quebra gelo e/ou de memorização de nomes.
A dinâmica pode ser realizada em:
Pares: A partilha inicial de informação realiza-se com os participantes agrupados aos pares. Posteriormente, em grupo alargado, cada elemento do par apresenta a história do nome do colega com quem esteve a falar.
Em grupo alargado: Nesta variante dá-se um tempo para reflexão e preparação individual e a seguir, com o grupo reunido numa roda, cada participante apresenta ao grupo a história do seu nome. Na variante que costumo utilizar, peço aos participantes que se sentem no chão numa roda, coloco no centro uma folha de cartolina e um marcador. Depois peço que cada participante, à vez e começando sempre por mim, se sente no centro da roda junto à cartolina, escreva nela o seu nome próprio e apresente ao grupo a história do seu nome.
Se estiveres interessado em conhecer jogos e dinâmicas para o trabalho com grupos consulta a minha outra página aqui ou dá uma vista de olhos pelas ligações que disponibilizo na barra da direita na secção “Ligações a ferramentas eventualmente úteis”.
A componente educativa dos espaços museológicos
-
A propósito da celebração do Dia Internacional dos Museus, a 18 de maio,
este ano dedicado ao tema “O Poder dos Museus”, parece-nos oportuno,
refletir...
Há 2 anos
Sem comentários:
Enviar um comentário