25 junho 2007

CAMPOS DE FÉRIAS

O Verão é tradicionalmente a época de realização de Campos de Férias, tema sobre o qual ainda há poucos dias escrevi aqui algumas linhas. Nesse artigo, e em síntese, expressei o meu desalento pelo facto de estas actividades continuarem a ter uma expressão diminuta no nosso país não obstante o seu incontestável valor socioeducativo.

A oferta de campos de férias para crianças e jovens é efectivamente diminuta em Portugal e, mesmo assim, as poucas entidades que os promovem vem se confrontando nos últimos anos com crescente dificuldades em garantir o número de participantes que viabilizem a realização de tais actividades. As dificuldades socioeconómicas que o país atravessa explicarão parte dessas dificuldades. Mas a falta de divulgação e a pouca sensibilização das famílias e dos próprios jovens também contam para a reduzida adesão a estas propostas de ocupação dos tempos livres. Assim, e no sentido de divulgar algumas das ofertas de campos de férias para crianças e jovens deixo aqui três sugestões.

E porque escrevo a partir do Algarve, a primeira sugestão são os campos de férias organizados pela Associação Educativa e Recreativa “Projecto Novas Descobertas” . É a única associação que eu conheço que realiza campos de férias em regime residencial no Algarve. Os campos decorrem na Quinta do Vale da Lama situada em Odiáxere nas proximidades de Lagos. A entidade organiza campos de férias para crianças e jovens a partir dos 11 anos que incluem um interessante programa de actividades. Esta entidade promove, também, formação para os respectivos animadores de campos de férias estando agendada uma destas formações para o próximo mês de Julho.

A segunda sugestão são os campos de férias promovidos em Vairão (Vila do Conde) e em Alvito (Alentejo) pela APCC – Associação para a Promoção Cultural da Criança. Trata-se de uma das mais antigas associações nacionais com trabalho regular nesta área, à qual, e como alguns dos leitores deste blogue sabem, estou ligado enquanto formador e consultor. Esta associação promove campos de férias para crianças e jovens com idades compreendidas entre os 8 e aos 16 anos com objectivos marcadamente educativos.

Por último deixo-vos a ligação directa à página do Portal da Juventude do programa “Férias em Movimento” onde os interessados podem pesquisar os campos de férias apoiados por este programa cuja realização está prevista para este Verão. Ao todo este programa contempla a realização de 65 campos de férias em regime residencial, os quais decorrem em quase todos os distritos do país.

Sem comentários: