07 março 2008

Ecos do V Colóquio "Caminhos da Animação"

Terminou no passado dia 5 de Março a edição deste ano do Colóquio "Caminhos da Animação", iniciativa uma vez mais levada acabo pelos alunos finalistas do Curso de Animação Sociocultural da Escola Superior de Educação de Beja.
Estive presente no último dia de trabalhos. Foi um momento de reencontro com a"casa" onde estudei durante quatro anos e onde fui "uma espécie" de professor outros três anos. Reencontro com uma iniciativa que acompanhei de muito perto nas suas três primeiras edições.
Este ano assumi um novo papel, como "orador", tendo apresentado uma comunicação sobre "Animação e Empreendedorismo" no âmbito de um dos painéis do colóquio. Assisti, também, aos trabalhos do último dia do colóquio, tendo retido uma mais significativa presença nos painéis de animadores socioculturais, quase todos eles ex-alunos da ESE de Beja, que ali relataram as experiências e projectos que protagonizam, hoje, nas comunidades e instituições em que estão inseridos.
Importa salientar, que esta iniciativa, tal como outros encontros que se vão realizando ao longo do ano e em diferentes regiões do país, constitui um importante instrumento no caminho de consolidar a afirmação e o reconhecimento da Animação Sociocultural.

Sem comentários: