10 março 2008

Empregabilidade das Licenciaturas em Animação Sociocultural

O colega Albino Viveros fez, em devido tempo, referência ao estudo do Gabinete de Planeamento, Estratégia, Avaliação e Relações Internacionais (Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior) denominado "A procura de emprego dos Diplomados com habilitação superior".

Este estudo pretende traçar um retrato da empregabilidade dos diplomados com habilitações superior a partir da análise dos inscritos nos centros de Emprego em Dezembro de 2007.

Com base nos dados daquele estudo elaborei dois quadros referentes aos diplomados com o grau de licenciatura na área da Animação Sociocultural que, para que possamos reflectir, disponibilizo para consulta neste endereço.



Que nos dizem tais quadros:
  • Que em 31/12/2007 havia 132 indivíduos habilitados com uma licenciatura em Animação Sociocultural inscritos nos Centros de Emprego. Destes 58 estavam à procura de 1º emprego e 74 procuravam novo emprego.

  • Os inscritos reportam-se a 9 licenciaturas na área da Animação Sociocultural, que entre 1996 e 2006 diplomaram um total de 757 indivíduos. Nos últimos 3 anos os mesmos cursos atribuíram o grau de licenciados a 472 indivíduos.

  • A taxa de empregabilidade dos cursos referenciados no estudo é de 82,6%, se tivermos em conta os licenciados desde 1996. Esta taxa desce para os 75% se tivermos apenas em conta os diplomados nos últimos 3 anos.

Importa olhar para os números agora divulgados com alguns cuidado.

Em primeiro lugar a relação entre desemprego e inscrições em centros de emprego não é linear, como o comprova a sistemática divergência entre os dados sobre desemprego divulgados pelo INE e os dados sobre inscritos em Centros de de Emprego divulgados pelo IEFP.

Depois os dados referem-se apenas a quem está á procura de emprego nada nos revelando sobre a natureza da ocupação ou emprego daqueles que não estão inscritos (empregos em outras áreas, estágios profissionais, prosseguimento de estudos, etc.).

Finalmente é preciso ter presente que os dados agora revelados se referem a cursos iniciados antes de 2003, e que após essa data surgiram uma série de novas licenciaturas na área da Animação Sociocultural que começarão a diplomar novos Animadores nos próximos anos.

Sem comentários: