09 outubro 2008

Animação Sociocultural com Públicos “Especiais” (1)

Olá, eu sou a Rita. Sou estudante em Coimbra e estou a tirar um curso tecnológico de acção social e estou a especializar me em animação sociocultural. Eu vou fazer estagio com crianças deficientes, e não tenho nenhuma ideia para a minha prova de aptidão tecnológica. Será que me podiam ajudar?

Boas, sou animador a 5 anos mas este ano comecei a trabalhar numa escola de ensino especial, onde a minha maior dificuldade tem sido arranjar uma série de actividades e jogos ( fazer o planeamento de actividades para todo o ano) para crianças com estas dificuldades ( T21,elipesia,dislexia,etc..)
Será que alguém em pode ajudar.. ;)

Bom dia a todos os colegas!
Sou a Ilda, sou animadora social e trabalho com um grupo de idosos na grande maioria dependentes. gostaria se possível e se tiverem conhecimento que me enviassem algumas actividades para este publico alvo, dado que com o tempo começo a não saber o que fazer. agradeço tudo o que me poderem disponibilizar.

Estes três pedidos foram colocados, recentemente, no fórum do Portal Anigrupos por três , suponho que jovens, animadores. Pedidos de ajuda, ainda não satisfeitos! Pedidos que me parecem constituir um estímulo para reflectirmos sobre uma questão essencial na actividade quotidiana de muitos animadores socioculturais: que objectivos e prática podemos, ou devemos, prosseguir quando trabalhamos com públicos “especiais”?

Pela parte que me toca vou meditar no assunto e, nos próximos dias, dar-vos-ei conta de algumas das minhas ideias sobre este tópico aqui neste espaço.

2 comentários:

Anónimo disse...

Olá Rita, parece que tamos todos na mesma situação :) eu sou uma aluna do 12º ano de Acção Social no Algarve com especialização em Animação Sociocultural, penso que quanto a tua instituição um projecto interessante seria avaliar as dificuldades dessas crianças no dia-a-dia geradas pela sociedade, ou seja, aquilo que pela forma como a sociedade ta formada e pelo forma como os espaços citadinos estão dispozicionados estas crianças tem mais ou menos dificuldade no simples acto de viver dignamente. Desejo-vos Boa sorte na concretização do vosso ano lectivo assim como na apresentação da PAT ;P

Anónimo disse...

Olá.. Eu também sou aluna do Curso Tecnológico de Acção Social mas no Alentejo mais propriamente em Portalegre.. Estou a estagiar na CERCI mas na vertente de serviço social, ou seja estou a fazer o papel de uma assistente social no entanto ao inicio mantive contacto directo com os utentes e realizei actividades com eles.. Na verdade tambem nao sei o que vou abordar especificamente na minha PAT claro que ja tenho algumas coisas em mente.. Gostei muito de conhecer este site acho que é importante estas iniciativas, realmente nao tinha pensado muito que haveria colegas meus no resto do país na msm situação que eu!
Parabens e boa sorte pa vossa PAT!