12 novembro 2008

Oportunidades de estágio para Animadores Socioculturais

A Rota Jovem - Associação juvenil sem fins lucrativos da linha de Cascais - promove estágios profissionais em países da Europa através do Programa Europeu Leonardo da Vinci. Este ano, com o projecto SCAN - Social Cultural Animators in Action, têm disponíveis 33 bolsas para os seguintes países: Inglaterra, Suécia, Alemanha, Espanha e Itália.

O projecto SCAN dirige-se a jovens de nacionalidade portuguesa que estejam à procura de emprego na área da animação sócio cultural ou já diplomados na área ou em áreas afins (serviço social, educador social, ciências sociais) e se encontrem desempregados ou procurem uma formação mais específica na área da animação com crianças, jovens, idosos e minorias sociais (imigrantes, deficientes, sem abrigo, toxicodependentes, desempregados). Estudantes não podem participar.

Os estágios tem a duração de 16 semanas num país europeu. Na maioria dos projectos, as primeiras 4 semanas são dedicadas ao curso de língua, que poderá ser nível inicial ou intermédio, consoante o grupo. As restantes semanas são dedicadas ao estágio em si, que tem a duração de 20 a 35 horas de trabalho semanal.

Antes da partida, o grupo participa numa semana de preparação promovida pela Associação Rota Jovem em Cascais e no regresso são feitas reuniões de avaliação do projecto em que cada estagiário fará uma apresentação final escrita em formato de relatório e participa num seminário de disseminação de resultados.

O projecto suporta as seguintes despesas de cada estagiário: viagem internacional, estadia no estrangeiro durante o período de estágio, curso inicial de língua no país de acolhimento, programa sócio-cultural, tutoria da parte dos organismos de envio e acolhimento, despesas de transportes locais para realização das actividades do programa, como sejam as deslocações, para a frequência do curso de língua do país de acolhimento, para o local de estágio e para a realização das actividades sócio-culturais, sempre que a distância entre o alojamento e os referidos locais o justifique; as refeições - em alguns dos locais de estágio pode haver serviço de refeitório na entidade, na maioria das vezes os jovens serão responsáveis pelas suas próprias refeições e para tal recebem periodicamente um contributo denominado “pocket-money”.

Informações complementares podem ser obtidas neste endereço.

1 comentário:

Isabel Maria Nogueira Monteiro disse...

Estou a acabar o 12º ano do Curso Técnico de Acção Social - Animação Social, nocturno, tenho 44 anos. Dá para mim esse curso?