10 novembro 2008

Encontro de Gestores Culturais do Algarve

Tivemos a oportunidade de participar nos passados dias 6 e 7 de Novembro no 1º Encontro de Gestores Culturais do Algarve, subordinado ao tema "Que Desenvolvimento Cultural para o Algarve?", organizado pela AGECAL - Associação dos Gestores Culturais do Algarve.

A AGECAL foi constituída em Abril de 2008 e pretende contribuir para a produção e divulgação do conhecimento especializado no domínio da Gestão Cultural. De acordo com os seus promotores, a AGECAL resulta da ausência de uma estrutura que aglutinasse os profissionais da cultura, de forma abrangente e de acordo com as tendências do desenvolvimento cultural actual.

O 1º Encontro de Gestores Culturais do Algarve pretendia, e em nosso entender conseguiu, fomentar uma reflexão partilhada entre os vários intervenientes no processo, nos quais se incluem os diversos profissionais da cultura.

Do programa a que pudemos assistir devemos salientar duas conferências sobre desenvolvimento regional, economia e gestão cultural proferidas pelo reitor da Universidade do Algarve, João Guerreiro e por Jesus Cantero, professor convidado de Economia da Cultura das Universidades de Sevilha, Cádiz e Málaga. O programa integrou, ainda, um conjunto de painéis sobre Redes Culturais e Experiências Regionais e Economia da Cultura.

A reafirmação da importância da Cultura enquanto instrumento essencial no desenvolvimento regional e local e da necessidade de uma mais forte articulação entre instituições e interpretes da promoção e divulgação cultural na região do Algarve foram os aspectos mais marcados pelos diversos oradores deste encontro.

Para os interessados pelas temáticas da Gestão Cultural ficam aqui algumas sugestões para páginas da internet:
Adicionar vídeo

Sem comentários: