02 novembro 2010

A Animação em Congresso

É já nos próximos dia 18, 19 e 20 de Novembro que vai decorrer em Aveiro o Congresso Nacional de Animação Sociocultural - "Profissão e Profissionalização dos/as Animadores/as".
Este congresso, organizado pela APDASC – Associação Portuguesa para o Desenvolvimento da Animação Sociocultural culmina um amplo processo de reflexão levado acabo num Ciclo de Debates que aconteceram um pouco por todo país entre Março e Junho de 2010.
Em discussão neste Congresso vão estar, entre outros temas, o Estatuto e Carreira dos/as Animadores/as Socioculturais, o Código de Ética e Deontologia da Animação Sociocultural e a Formação em Animação Sociocultural. Temáticas cruciais para quem trabalha e/ou estuda na área da Animação Sociocultural e que por si só justificam a participação de tod@s nesta iniciativa.

Na mensagem de Carlos Costa, Presidente deste Congresso, pode ler-se : "Este ano completam-se 11 anos que foram aprovados em Assembleia Geral da Associação Nacional de Animadores Socioculturais (ANASC) e ratificados pelos/as participantes no V Congresso Internacional de Animação Sociocultural da ANASC, os Estatutos dos/as Animadores/as Socioculturais. Durante este período ocorreram transformações profundas ao nível da formação, mercado de trabalho, emprego e carreira dos/as animadores/as. Os cursos superiores em Animação Sociocultural (ou com outras nomenclaturas que se enquadram na Animação Sociocultural) dispararam, sendo já 18 as instituições do ensino superior – público universitário, publico politécnico e privado – que o ministram. Ao nível do ensino secundário e profissional (que dá equivalência ao 12.º ano), são mais de uma centena as instituições que ministram o curso. Todos os anos são projectados para o mercado de trabalho um número indeterminado e significativo de animadores/as socioculturais com diferentes níveis de formação e competência, absorvidos sobretudo por autarquias, Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS), Misericórdias e Instituições de Ensino. Um mercado de trabalho pouco regulado que oferece emprego de uma forma ainda muito indefinida. É um facto que Portugal está na vanguarda mundial no que à formação de animadores socioculturais diz respeito. Nenhum outro país forma tantos animadores/as socioculturais."
É este o contexto de partida deste I Congresso Nacional de Animação Sociocultural que constituirá, por certo, um momento privilegiado para a reflexão, debate e discussão de "questões que realmente preocupam os profissionais desta área há muitos anos e que se quer ver resolvidas, ou pelo menos solucionadas em parte. "

Para informações complementares sobre este congresso podem consultar esta página.
(Também disponível no Blogue do Portal Anigrupos)

Sem comentários: