Este é o título de um trabalho elaborado em 2008 no âmbito de um projecto da Associação para a Promoção Cultural da Criança (APCC) inserido na campanha europeia “Todos Diferentes, Todos Iguais” e que agora se transformou em livro. Partilho convosco o capítulo introdutório desta publicação que se encontra disponível nas lojas da FNAC e na livraria on-line Wook.
A Associação para a Promoção Cultural da Criança (APCC) desenvolve actividades culturais e educativas há mais de vinte e cinco anos: campos de férias, intercâmbios de jovens, formação de animadores, projectos de cooperação com países de expressão portuguesa, edição de livros e jogos educativos.
O objectivo da APCC é contribuir para o desenvolvimento das crianças e jovens, promovendo o seu sentido de justiça, de respeito pela diferença e de responsabilidade e motivando-os para uma participação activa e construtiva na vida social. As actividades da APCC regem-se pelos princípios da solidariedade, igualdade, cooperação e defesa do ambiente.
A APCC desde sempre encarou os Campos de Férias como espaços educativos para crianças e jovens susceptíveis de complementar a acção das famílias e da escola – os espaços educativos tradicionais.
Os Campos de Férias têm um inegável valor educativo porque proporcionam às crianças e aos jovens vivências, experiências e espaços capazes de contribuírem para a aquisição e consolidação de competências individuais e sociais. Competências associadas à promoção de um conjunto de valores sociais e humanos dos quais se destacam a igualdade de oportunidades, a solidariedade, a cooperação, a coesão social, a valorização das diferenças, a cidadania activa e a democracia participativa.
O pleno aproveitamento dos Campos de Férias enquanto espaços educativos exige da parte daqueles que neles intervêm - organizadores e animadores - informação, formação e recursos técnicos e didácticos. É neste sentido que se enquadra a edição deste manual, que prossegue um esforço desde sempre desenvolvido pela APCC no sentido de contribuir para o reforço dos conteúdos educativos dos Campos de Férias.
A Educação para os Direitos Humanos é um dos conteúdos educativos que podem ser explorados em Campos de Férias. Porque os Campos de Férias oferecem condições particularmente adequadas para trabalhar áreas fundamentais da Educação para os Direitos Humanos, designadamente ao nível das Atitudes e dos Valores.
Este é o contexto de partida desta publicação, parte integrante de um projecto mais amplo desenvolvido pela APCC, com o apoio do Instituto Português da Juventude, no âmbito do Programa Todos Diferentes Todos Iguais. Projecto que contemplou também a realização de três acções de formação para Animadores de Campos de Férias.
Os conteúdos deste projecto, e por conseguinte deste manual, repartiram-se pelas áreas temáticas da Diversidade, Não discriminação, Inclusão, Participação e Cidadania Activa.
O presente manual está dividido em três partes.
A primeira parte, Reflectir – Fichas de Exploração Temática, compreende um conjunto de textos onde se perspectivam as possibilidades de integrar nos Campos de Férias diversos conteúdos de Educação para os Direitos Humanos (EDH).
Na segunda parte, Agir – Fichas de Actividades, compila-se um conjunto diversificado de ferramentas práticas utilizáveis por Animadores de Campos de Férias nestes domínios.
A última parte, Explorar – Recursos Complementares, inclui a referência a um alargado conjunto de outros recursos a que Organizadores e Animadores de Campos de Férias podem recorrer para integrar a EDH nestas actividades.
Ainda que estes conteúdos tenham sido concebidos para organizadores e animadores de Campos de Férias, estamos convencidos que poderão ser igualmente úteis para dirigentes, técnicos, animadores e educadores de outras instituições e valências relacionadas com o trabalho com crianças e jovens em contextos de natureza social, comunitária e educativa. Contextos onde, também, é possível e desejável integrar a Educação para os Direitos Humanos.
(Publicado em simultâneo no blogue Anijovem – Animação Sociocultural e Juventude e no blogue do Portal Anigrupos)
A componente educativa dos espaços museológicos
-
A propósito da celebração do Dia Internacional dos Museus, a 18 de maio,
este ano dedicado ao tema “O Poder dos Museus”, parece-nos oportuno,
refletir...
Há 2 anos
Sem comentários:
Enviar um comentário