Foi recentemente lançado o novo programa "Campos de Voluntariado Jovem" que assenta numa parceria entre o Instituto Português da Juventude I.P. (IPJ), a Autoridade Florestal Nacional (AFN) e o Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas, I.P. (IFAP). Os "Campos de Voluntariado Jovem" são experiências colectivas de voluntariado para jovens, nas florestas e comunidades locais, em projectos de 7 noites e 8 dias consecutivos. Assentam em actividades residenciais que deverão contemplar de forma equilibrada, um plano com as actividades de trabalho e actividades lúdicas/turísticas e culturais de conhecimento e interacção com o meio local.
Entre 21 de Março e 8 de Abril estão abertas as candidaturas para entidades promotoras de Campos de Voluntariado Jovem. Podem concorrer como entidades promotoras: Associações Juvenis inscritas no Registo Nacional do Associativismo Jovem (RNAJ) e Entidades sem fins lucrativos ligadas ao ambiente.
São elegíveis as actividades ambientais que se inscrevam na área das florestas, com objectivos de defesa e preservação do património ambiental, cujas acções de carácter colectivo poderão ser a limpeza dos espaços florestais; recuperação de trilhos e caminhos; observação e vigilância de fauna e flora; acções de sensibilização das populações e jovens, e acções de prevenção para evitar a ocorrência de incêndios, entre outras.
As candidaturas deverão ser apresentadas e aprovadas para grupos, no mínimo de 10 e no máximo de 20 jovens, sendo o número de monitores de 2 para grupos até 12 jovens e de 3 para grupos de 13 a 20 jovens.
Para informações complementares sobre este programa consultar esta página.
A componente educativa dos espaços museológicos
-
A propósito da celebração do Dia Internacional dos Museus, a 18 de maio,
este ano dedicado ao tema “O Poder dos Museus”, parece-nos oportuno,
refletir...
Há 2 anos
Sem comentários:
Enviar um comentário