19 outubro 2006



Decorre até ao próximo dia 20 de Outubro, em Salamanca, o I Congresso IberoAmericano de Animação Sociocultural. A temática deste congresso é "Cultura, Tempo Livre e participação Social".

Sabemos que um número significativo de portugueses está a participar nesta iniciativa, designadamente através da APDASC.

Na impossibilidade de estarmos presentes nesta iniciativa ficamos à espera de relatos e comentários daqueles que lá puderam estar, na certeza de que esta iniciativa poderá ser importante para a afirmação da ASC.

Entretanto, os interessados podem obter mais informações sobre esta iniciativa aqui.

1 comentário:

Unknown disse...

Bom dia a todos!

Antes de mais queria agradecer a todas as pessoas que divulgaram o IBERANIMA e a participação de dezenas de portugueses neste grande evento!

Foi de facto um evento marcado pela aprovação da R.I.A - Rede Iberoamericana de Animação Sociocultural, bem como pela eleição da sua Direcção.

A R.I.A propõe como objectivos:

-Fomentar o estudo e desenvolvimento da animação sociocultural com especial referência aos países da Iberoamerica;
-Servir de elo de união e intercâmbio de instituições públicas e privadas, bem como de pessoas físicas dedicadas à animação sociocultural no âmbito anteriormente citado;
-Propor a universidades e centros de formação a introdução de planos de estudo ou de melhoria dos existentes no que concerne à animação sociocultural.

Para o cumprimento destes fins realizar-se-ão as seguintes actividades:

-A criação e gestão de um centro de documentação, estudos e formação no campo da animação sociocultural à escala internacional;
-Manutenção e gestão de uma revista electrónica como espaço virtual de encontro, investigação e órgão de expressão entre os seus membros;
-Encontros e intercâmbios de pessoas físicas e jurídicas dedicadas à animação sociocultural no âmbito antes citado;
-Realização de cursos de formação internacionais em animação sociocultural, assim como a convocatória para futuros Congressos Iberoamericanos de ASC;
-Estudos, investigações e publicações sobre a animação sociocultural em relação à Iberoamerica;
-Assessoria a entidades e interlocução com instituições públicas e privadas em temas relacionados com a animação sociocultural e a sua implementação no marco das políticas socioculturais e educativas.

Para saberem mais sobre a R.I.A., nomeadamente como se associarem (e enquanto do website oficial da Rede não está pronto) aconselho todos a visitarem o website da APDASC (www.apdasc.com) que tem lá todas as informações disponibilizadas até agora pela Rede.

Um abraço a todos!

Carlos Costa