31 janeiro 2007
Dois Anos Depois
Publicado por JOSÉ VIEIRA à(s) 31.1.07 1 Comentários
Consultar outros artigos com E ainda...
«Um Dia na Prisão» previne criminalidade entre jovens
Os objectivos gerais deste projecto são os de prevenir a delinquência e sensibilizar os jovens para o valor da liberdade.
De forma mais específica, pretende-se oferecer um serviço de educação para a cidadania a jovens maiores de 12 anos e contribuir para a prevenção da criminalidade e a redução do abandono escolar precoce.
O projecto desenvolve-se em três momentos.
O primeiro, designado «Estou Privado da Liberdade», consiste em envolver jovens numa experiência simulada, em meio prisional, que lhes permite sentir o que significa estar privado de liberdade, conhecendo um pouco de todas as facetas da vida prisional, na óptica de um recluso.
Depois, os jovens terão conversas com reclusos seleccionados, o que lhes deverá permitir aperceberem-se das consequências de perderem o controlo na construção das suas vidas, objectivo que dá nome a esta segunda fase: «Percebo a Importância de Ter Controlo sobre a Minha Vida».
Por fim, o terceiro momento intitula-se «Declaro o Meu Futuro» e corresponde a um debate orientado para a experiência vivida pelos jovens durante este dia que termina com um documento escrito pelo jovem com aquele título.
Este projecto envolve instituições como escolas, entidades tuteladas pela Segurança Social, organizações não governamentais e instituições particulares de solidariedade social.
Publicado por JOSÉ VIEIRA à(s) 31.1.07 0 Comentários
Consultar outros artigos com Notícias de e/ou para animadores, Reflexões sugestões e provocações, Textos e referências sobre animação e/ou juventude
26 janeiro 2007
Sinais auspiciosos...
Publicado por JOSÉ VIEIRA à(s) 26.1.07 0 Comentários
Consultar outros artigos com Notícias de e/ou para animadores, Reflexões sugestões e provocações
25 janeiro 2007
AnimNet.com
"AnimNet" assume-se como o portal da Animação e dos Centros de Férias francês. Nele, poderão encontrar imensa informação sobre a temática.
Trata-se de um "site" imperdível para todos aqueles que actuam no âmbito dos ATL's, em geral e dos Campos de Férias, particular. De facto, e na área, dedicada aos animadores estão disponíveis documentos relativos a aspectos organizativos e à animação de campos de férias e um banco de actividades muito extenso.
A visitar e degustar atenta e demoradamente!
Publicado por JOSÉ VIEIRA à(s) 25.1.07 0 Comentários
Consultar outros artigos com Ligações e recursos para animadores
24 janeiro 2007
TODOS DIFERENTES, TODOS IGUAIS

Foi hoje publicada, no Diário da República, a Portaria nº. 111/2007, que aparova o regulamento do Programa "Todos Diferentes, Todos Iguais" (TDTI), cuja gestão será assegurada pelo IPJ - Instituto Português da Juventude.
O Programa TDTI tem como objectivo promover um debate participado sobre os direitos humanos, bem como promover e celebrar a diversidade. O programa compreende as seguintes áreas de intervenção:
- O voluntariado dirigido às comunidades imigrantes, tendo em vista o seu melhor acesso à informação relevante, bem como uma melhor inclusão social;
- Preparação, elaboração e difusão de materiais integrados nos objectivos globais do Programa, nas modalidades didáctico-informativa ou artística;
- Debates, colóquios e conferências que tenham como objectivo central o debate dos temas da campanha
- Animação sócio-cultural que tenha em vista a promoção da inter-relação étnico-cultural;
- Desenvolvimento e publicação de trabalhos de investigação e de dados estatísticos relevantes, inovadores e inéditos;
- Apoio a acções de formação para a cidadania e os direitos humanos;
- Medidas de apoio, nomeadamente campanhas e acções de informação-formação, visando uma mais adequada integração das pessoas com deficiência ou incapacidade;
- Validação de instrumentos e apoio à sua publicação e publicitação, no âmbito da igualdade de oportunidades e do género;
- Acções de educação para a cidadania, em contexto escolar ou outro, na área da educação não formal.
Podem candidatar-se ao Programa TDTI as seguintes entidades: Associações juvenis inscritas no Registo Nacional do Associativismo Jovem (RNAJ); Grupos informais de jovens; Outras entidades privadas sem fins lucrativos que prossigam objectivos enquadrados nas áreas de intervenção deste Programa, maioritariamente dirigidas a públicos juvenis.
As candidaturas deverão ser apresentadas, nos serviços do IPJ, em duas fases distintas: a primeira até 16 de Fevereiro e a segunda entre os dias 1 e 31 de Maio, não podendo os projectos apoiados ultrapassar o prazo de 30 de Setembro de 2007.
O apoio financeiro a conceder às actividades poderá ascender no máximo até 50 % do total do orçamento efectivamente executado, não podendo ultrapassar 25.000 € por candidatura.
À atenção dos dirigentes e dos animadores associativos que poderão com este programa obter financiamentos para os projectos que desenvolvem nestas áreas.
Publicado por JOSÉ VIEIRA à(s) 24.1.07 0 Comentários
Consultar outros artigos com Notícias de e/ou para animadores
18 janeiro 2007
RIA - Rede Iberoamericana de Animação Sociocultural
Publicado por JOSÉ VIEIRA à(s) 18.1.07 1 Comentários
Consultar outros artigos com Ligações e recursos para animadores
16 janeiro 2007
Jornadas de Animação Sociocultural da Escola Superior de Educação de Beja
Publicado por JOSÉ VIEIRA à(s) 16.1.07 3 Comentários
Consultar outros artigos com Notícias de e/ou para animadores
09 janeiro 2007
Ano Novo
Publicado por JOSÉ VIEIRA à(s) 9.1.07 2 Comentários
Consultar outros artigos com E ainda...