04 julho 2007

Animação na Blogosfera

Decidi proceder a uma nova verificação da presença da Animação Sociocultural e dos seus agentes no espaço da blogosfera, da qual resultou a actualização da lista de ligações existentes na barra localizada á direita desta página. Vejamos, em resumo, os resultados da verificação por mim efectuada.

Retirámos as ligações aos blogues “ANIMA-ESEB”, e “SER ANIMADOR”, uma vez que os mesmo não sofrem quaisquer actualizações há muitos meses.

Acrescentámos a ligação ao blogue “Reanimar-te” do animador Ruben Costa, a quem endereçamos os nossos parabéns e que esperamos que consiga manter vivo este seu espaço de reflexão e de divulgação da Animação Sociocultural.

Mantivemos as ligações já anteriormente existentes aos blogues “ExDra-Animação - Expressão Dramática, Teatro e Animação Cultural” do Prof. Avelino Bento da ESSE de Portalegre; “Animação Sociocultural e Insularidade” do animador Albino Viveros; “La Maleta” do animador Rogério Duarte Silva; e “O Animador Cultural e Desportivo” do animador Bruno Moita. Tratam-se de blogues regularmente actualizados e com conteúdos com interesse para aqueles que estudam ou trabalham na área da Animação Sociocultural. Fica, por isso, a recomendação de que visitem estes espaços.
Mantivemos, também, as ligações a um espaço da responsabilidade de estudantes de Animação Sociocultural que se tem mantido activo, o “Blogue dos Estudantes de Animação Sociocultural da ESEG”.

6 comentários:

Anónimo disse...

Estimado Amigo
Dr. José Vieira,

Primeiramente quero dar-lhe os parabéns pelo excelente trabalho que tem desenvolvido no blog "Animação Sociocultural & Juventude".

Na minha modesta opinião é um trabalho merecedor do devido reconhecimento e uma ferramenta útil para os Animadores Socioculturais.

Confesso que sou um visitante regular do seu blog. Sinto-me um pouco "intimidado" ao comentar o blog de um colega, talvez, porque para nós, comentar o trabalho do Outro, ainda é entendido como um acto de sacrifício do reconhecer do bom desempenho profissional e respectiva valorização das ideias e aitudes perante os factos.

Na verdade penso que seria muito mais proveitoso se partilhassemos comentários, sugestões, críticas, porque acredito que é interacção com os outros que aprendemos algo mais que não olhar apenas para o nosso mundo.

Continue o bom trabalho até agora realizado.

Grande Abraço,

Albino Viveiros

Bruno Moita disse...

Caro, Dr. José Vieira!

Não podia deixar passar esta oportunidade, para comentar esta noticia, e dar-lhe os parabéns por este excelente espaço de divulgação e discussão da Animação Sociocultural, este espaço é para mim uma referencia em termos de conteúdos relacionados com a Animação Sociocultural.

Queria desde já agradecer a referência que faz ao meu Blog.

Espero continuar a ter no futuro o privilegio de ter o meu Blog referenciado, neste espaço.

Muito obrigado

Bruno Moita

JOSÉ VIEIRA disse...

Aos colegas Albino Viveiros e Bruno Moita

Antes de mais deixem-me tratar-vos assim, por colegas, e espero que da vossa parte tal também aconteça. Os titulos académicos valem o que valem e em Animação Sociocultural podem mesmo chegar a ser um impecilho no desenvolvimento do nosso trabalho.

Agradeço os comentários que aqui deixaram e deixem-me retribuir, uma vez mais, os elogios que fazem a este blogue. Sou um visitante atento dos vossos próprios espaços que considero muito positivos para divulgar a Animação Sociocultural e suscitar o debate e a reflexão sobre problemáticas com ela relacionadas.

Até já...

Unknown disse...

Olá José,

Parabéns uma vez mais pelo trabalho que desenvolves. Fazes o que gostas e gostas de o fazer bem!

Relativamente às ligações e devido à posição que ocupo considero que não é ético da minha parte estar a dizer em concreto quais as que devem ou não sair, mas como diz José Saramago "se tens olhos vê, se puderes ver repara". Confesso que me passo completamente com páginas desactualizadas, que dão uma péssima imagem da animação e dos animadores.

Um abraço.

Carlos Costa

JOSÉ VIEIRA disse...

Olá Carlos

Julgo saber exactamente ao que te referes e a seu tempo outras categorias de ligações existentes neste blogue terão, necessaria e impretivelmente, de ser revistas e actualizadas. Até porque sei que alguns dos que por aqui passam se dirigem, depois, a elas e é evidente que nelas pouco poderão encontrar de realmente relevante para a Animação Sociocultural.
Agradeço o teu comentário e desejo fortemente que persistas no teu trabalho com vista à cada vez maior dignificação da Animação Sociocultural, objectivo que penso ser partilhados por todos nós, animadores, e para o qual tem sido definitivamente muito importante nos últimos anos a acção da APDASC na qual é perfeitamente visível a tua acção positiva.

Anónimo disse...

olá Dr.José Vieira,

A Direcção do Núcleo de Estudantes de ASC da ESEG, agradece desde já, pela continuidade do nosso link no seu Blog. Devo dizer, que os estudantes da Guarda, visitam bastante o seu blog, por aqui deixamos o apelo para que continue a divulgar verdadeiramente o que é um animador Sociocultural, como nos tem já habituado.

um grande abraço,

Saudações da Cidade mais alta de Portugal,

o Presidente do NEASC
Marco Loureiro