20 agosto 2007

Quanto vale uma licenciatura portuguesa em Animação Sociocultural no mercado de trabalho europeu?

Depois de um mês de férias (não sei se completamente merecidas) retomamos a escrita neste espaço com mais uma pequena provocação dirigida a todos aqueles que, em Portugal, se interessam pela Animação Sociocultural.
Uma antiga colega de curso escreveu-me um e-mail a partir de terras francesas. Foi parar a França na sequência de um estágio no âmbito do programa comunitário SVE (Serviço Voluntário Europeu) e por lá ficou. Frequenta um mestrado e, actualmente, procura em terras francesas um emprego na área da Animação Sociocultural. Escreveu-me a solicitar a minha ajuda na obtenção de um atestado referente a uma actividade que desenvolveu comigo, dizendo que "apesar de ter uma licenciatura em Animação Sociocultural, isso não me ajuda muito, porque aqui para trabalharmos na Animação, é preciso um diploma passado em França". Assim, e com o objectivo de não ter de fazer uma nova formação, necessita de elaborar um dossier que lhe permita validar a sua formação e experiência prática na área da Animação.
Dá que pensar não dá?

Sem comentários: