19 setembro 2007

A Animação no Ensino Superior: Primeiros Números de 2007/2008

A lista da primeira fase de colocações no Ensino Superior Público permite está já disponível. No global importa reter que 86% das 48710 vagas disponíveis foram preenchidas. No que à Animação respeita apenas foram preenchidas 63,5% das 436 vagas existentes.
Para os interessados disponibilizo aqui um quadro com as vagas, colocações, notas do último colocado e vagas sobrantes dos 10 cursos ministrados, na área da Animação, em estabelecimentos do ensino superior público.
Os referidos 10 cursos adoptam 5 designações diferentes (Bolonha não era para uniformizar??!!), a saber Animação Sociocultural (5 cursos), Animação Cultural (1 curso), Animação Socioeducativa, Animação Cultural e Educação Comunitária e Animação e Intervenção Sociocultural.
Os cursos com menos vagas preenchidas foram os ministrados pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro em Chaves (22%), pela Escola Superior de Educação de Beja (ainda assim com 40% das vagas preenchidas), pela Escola Superior de Educação de Portalegre (2,5%) e pela Escola Superior de Educação da Guarda (33,8%).
Do lado oposto e com todas as vagas preenchidas aparecem os cursos ministrados pelas escolas superiores de educação de Coimbra, Lisboa, Setúbal e Santarém. O país continua a pender para o litoral, não é? Curiosamente, ou talvez não, os cursos que optaram por designações mais complexas foram exactamente os que obtiveram mais colocações.
Finalmente e no que respeita à nota do último colocado a média é de 11,9 valores.

1 comentário:

AFSC disse...

Antes de mais parabéns pelo blog. Está muito bom.

Eu estou a tirar Animação no primeiro ano do técnico profissional. Se for para a faculdade em Animação, acho que serei um dos que vai tentar para Lisboa ou Setúbal, pois são as mais próximas da minha área de residência.

10 cursos dentro de Animação?
Nunca imaginei!!Se for para a faculdade, na altura, (situação que acho complicada),tenho que me informar sobre em que consistem esses cursos e em quê os diferencia.

Um abraço.