14 setembro 2007

Humana Global

A "HUMANA GLOBAL – Associação para para a Promoção dos Direitos Humanos da Cultura e do Desenvolvimento" é uma Organização Não Governamental de Desenvolvimento, sem fins lucrativos, de âmbito nacional.
Esta associação, constituída em Junho de 2003, tem como objectivos, entre outros, promover o esclarecimento e o debate sobre os direitos humanos; proteger e promover os direitos humanos; promover a educação e formação sobre os direitos humanos, direitos fundamentais, direitos liberdades e garantias e direitos civis.
Entre os múltiplos projectos que a associação está a promover queremos destacar aqui os recursos por ela produzidos e que podem ser de grande interesse para animadores socioculturais e outros agentes educativos e sociais. Assim e, além de um conjunto de documentos e de trabalhos cientificos sobre as temáticas em que o trabalho da associação se centra, importa destacar os seguintes recursos acessiveis a partir do website desta associação:
"FAROL - Manual de Educação para os Direitos Humanos com Jovens", publicação desenvolvida por uma equipa multidisciplinar internacional que procura apresentar uma variedade de formas criativas através das quais os adolescentes, os jovens adultos e os que com eles trabalham, em contextos educativos formais ou não-formais, possam aprender a lidar com problemas de direitos humanos onde quer que ocorram;
"Mochilas Pedagógicas", que mais não são do que a tradução para a língua portuguesa dos "T-Kits" sobre os quais já aqui tinha escrito. Trata-se de uma extensa e extremamente importante colecção de manuais elaborados por desenvolvidos por jovens de diversas culturas, profissões e organizações. Formadores de jovens, responsáveis de ONG’s de juventude e autores profissionais trabalharam em conjunto para a realização de produtos de grande qualidade, que respondem às necessidades de um grupo alvo, tendo em conta a diversidade das abordagens de cada um dos temas na Europa. As "Mochilas Pedagógicas já disponíveis na nossa língua são: "A Gestão das Organizações"; "Aprendizagem Intercultural"; "Cidadania, Juventude e Europa"; "Financiamento e Gestão Financeira"; "Gestão de Projectos"; "Inclusão Social"; e o "Essencial da Formação".

Sem comentários: