23 maio 2008

Actividades da RIA - Rede Iberoamericana de Animação Sociocultural


A RIA - Rede Iberoamericana de Animação Sociocultural tem vindo a desenvolver, e propõe-se prosseguir um esforço significativo no sentido de promover a Animação Sociocultural no espaço iberoamericano. Assinalamos, entre outras, as seguintes iniciativas:

Edição do n.º 2 da Revista Iberoamericana "Animador Sociocultural"
Esta publicação foi editada em suporte papel. Uma oportunidade única para conhecer várias perspectivas e experiências em torno das questões directamente ligadas à animação sociocultural de todos os países iberoamericanos. Pode ser adqurida por 8,50€ (portes de correio incluídos) na APDASC - Associação Portuguesa para a Divulgação da Animação Sociocultural.

Colóquio Virtual "Participação, Cidadania e Interculturalismo"
Mais uma iniciativa que pretende aproveitar as potencialidades oferecidas pelas tecnologias de informação e que decorrerá de 10 a 30 de Junho de 2008. Este colóquio visa a reflexão interdisciplinar e intersectorial sobre uma problemática complexa vivida pela sociedade contemporânea num espaço globalizado. É a partir da reflexão plural que prespectivaremos um intercâmbio de práticas e iniciativas válidas para o desenho de políticas que promovam o exercício de uma cidadania planetária. Os interessados em participar devem contactar o moderador do Colóquio, Miguel Blasco da Ria, através do mail miguelblasco@rianimacion.org.

II Congresso Iberoamericano de Animação Sociocultural
Por último, assinalamos que a RIA vai realizar o II Congresso Iberoamericano de Animação Sociocultural, em Béjar e Plasencia (Espanha), nos dias 16, 17 e 18 de Outubro de 2008. O Congresso tem por tema "Os Agentes da Animação Sociocultural". Mais informações sobre esta iniciativa estão disponíveis na página desta organização.

14 maio 2008

Pensar | Actuar - Participação e Cidadania Activa

A APCC - Associação para a Promoção Cultural da Criança promove nos próximos dias 16, 17 e 18 de Maio, em Alvito (Alentejo) uma acção de formação para animadores sobre Participação e Cidadania Activa.

Esta acção de formação, ainda integrada na campanha "Todos Diferentes, Todos Iguais" parte do pressuposto que as actividades de tempos livres, e em especial os campos de férias são, essencialmente, espaços de educação não-formal na medida em que podem, e devem, proporcionar às crianças e aos jovens vivências, experiências e práticas susceptíveis de contribuir para a sua formação nos mais variados domínios.

Em concreto esta acção de formação pretende proporcionar a aquisição de competências que promovam, no contexto dos campo de férias e de outras actividades de animação de tempos livres, de actuações que promovam a educação para a participação, elemento chave da cidadania activa e da inclusão social.

Este curso é, assim, uma oportunidade de reflectir sobre formas de integrar estas temáticas na animação de um modo prático, útil e divertido, como é proprio da educação não formal. E pretende-se, também, que seja um espaço de convívio e de partilha de saberes e soluções entre animadores.

A taxa de inscrição é de 25€, valor que inclui o alojamento e a alimentação. Para obteres informações complementares e/ ou para te inscreveres (ainda há algumas vagas) podes enviar um e-mail para este endereço ou telefonar para o 21 842 97 30.

13 maio 2008

Presidente Cavaco Silva em encontro "Os Jovens e a Política"

O Presidente da República reuniu-se, no Palácio de Belém, com cerca de 30 dirigentes de Associações de Juventude para debater o tema da participação cívica e política dos jovens e as razões que os motivam ou afastam de um maior envolvimento.

No encontro, sob o tema "Os Jovens e a Política", participaram os líderes das organizações partidárias, académicas, de voluntariado, sindicais e empresariais e do associativismo juvenil, todos representados no Conselho Nacional da Juventude.

Após a abertura da reunião, foi apresentado pelo Prof. Pedro Magalhães, da Universidade Católica, o estudo "Os Jovens e a Política", realizado pelo respectivo Centro de Estudos e Sondagens de Opinião.

Os participantes no encontro reuniram-se em grupos de trabalho que abordaram as temáticas dos jovens e as políticas local, nacional, e europeia e internacional, após o que, novamente em plenário, submeteram os textos que redigiram a uma discussão colectiva.

Após a leitura dos resultados dos grupos de trabalho, o Presidente Aníbal Cavaco Silva fez uma intervenção com a qual encerrou o encontro.

Faça aqui o download dos Resultados dos Grupos de Trabalho (PDF com 445KB)

02 maio 2008

Os jovens e a política

Na 33ª sessão comemorativa do 25 de Abril de 1974, o Presidente da República Portuguesa, Professor Aníbal Cavaco Silva, manifestou no seu discurso a preocupação com os relativamente escassos níveis de participação política dos jovens portugueses e o seu eventual alheamento das instituições públicas. Apesar de manifestar confiança nas capacidades empreendedoras e de liderança artística e cultural dos mais jovens, não deixou de assinalar a incapacidade das actuais lideranças políticas para mobilizar os jovens para um “envolvimento mais activo e participante na vida política”.

Naquela ocasião o Presidente da República citou um estudo encomendado à Universidade Católica sobre o alheamento dos jovens face à política, que vai posteriormente fazer distribuir pelos partidos políticos com assento no Parlamento, que pode ser consultado aqui.
Este estudo, apresentado ao Presidente em Janeiro, conclui, em primeiro lugar, que «é notória a insatisfação dos Portugueses com o funcionamento da democracia» que se mostram favoráveis a reformas profundas na sociedade portuguesa.
Revela que os mais jovens, entre os 15 e os 17 anos, e os jovens adultos, entre os 18 e os 29 anos, ou seja, os que nasceram após o 25 de Abril, são a camada etária que se mostra mais favorável à introdução de reformas incrementais e limitadas no sistema.
Adianta que os jovens estão menos expostos à informação política pelos meios convencionais de comunicação do que os restantes segmentos da população e mostram também mais baixos níveis de conhecimentos políticos.
De acordo com o estudo, exceptuando o exercício do direito de voto, a população portuguesa tende a ser céptica em relação à eficácia da participação política tradicional, isto é, aquela que é feita através dos partidos.
No que respeita a um conjunto genérico de medidas destinadas a melhorar a qualidade do sistema democrático, os portugueses são favoráveis à presença das mulheres na vida política, à criação de novos mecanismos de participação e à maior personalização do sistema eleitoral, refere o estudo.
Entretanto, e já após, o discurso proferido no dia 25 de Abril, o Presidente da República anunciou que vai reunir com líderes de organizações juvenis portuguesas em meados de Maio com dois objectivos. Por um lado, Cavaco Silva quer saber a opinião de líderes de organizações de juventude sobre a «realidade do afastamento dos jovens em relação à vida politica» e, por outro, sobre «aquilo que pode ser feito para inverter a situação».